Contabilidade em Santo André - São Paulo

Gestor, os preços em sua empresa estão acompanhando as mudanças na inflação?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Blog Aut Curadoria (hs Contabil) - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

Com IPCA acima dos 10% ao ano, companhias não conseguem prever custos, paralisam investimentos e precisam reajustar preços com maior frequência.

A escalada da inflação no país tem dificultado o planejamento das empresas. O índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está acima dos dois dígitos desde setembro do ano passado, quando atingiu 10,25% no acumulado de 12 meses.

A tabela abaixo mostra os índices no acumulado de 12 meses:

DataAcululado 12 meses
Setembro/2110,25%
Outubro/2110,67%
Novembro/2110,74%
Dezembro/2110,06%
Janeiro/2210,38%
Fevereiro/2210,54%
Março/2211,30%

Esses reajustes deixam as empresas sem previsão do valor matéria-prima ou do frete no mês seguinte.

Com isso, as empresas estão tendo que engavetar investimentos importantes para melhorar o processo produtivo, mudar modelos de vendas e reajustar os preços mais vezes durante o ano, para não comprometer as margens financeiras.

Algumas instituições, no entanto, têm feito manobras para retardar cada vez mais o repasse de preços e não perder vendas.

Os preços altos comprometem a renda da população. Consequentemente, o consumo cai e as vendas das empresas diminuem. Com faturamento menor, as companhias não têm opção a não ser deixar de investir e reduzir mão de obra, o que eleva o desemprego.

“Tem sido complicado acertar as previsões”, afirma o copresidente da indústria de papel cartão Papirus, Amando Varella.

Reajuste de preços

O executivo conta que, por causa dessa dificuldade, a empresa tem feito mais reajustes de preços aos clientes se comparado aos anos anteriores, quando essa mudança ocorria a cada 12 meses.

Em 2021, a companhia realizou três reajustes. Neste ano, uma nova revisão já foi informada aos clientes e deve ser implementada em junho.

Frete

Outro reflexo do aumento da inflação está no planejamento de entrega dos produtos. Com a alta do preço do frete, algumas empresas têm optado por não arcar com esse custo, já que o preço combinado na compra pode não ser o mesmo na data da entrega.

Amando Varella afirma que antes adotava a modalidade Cost, Insurance and Freight (CIF), em que a responsabilidade do frete fica com o fornecedor. Mas, com as constantes altas, tem escolhido o Free on board (FOB), em que essa responsabilidade é do cliente. “Hoje não temos condições de manter e bancar esse aumento.”

Mas, segundo ele, essa mudança tem um lado negativo, que é a perda de controle do fluxo da fábrica.

Na modalidade FOB, o cliente busca a mercadoria quando quiser. “Isso eleva a insegurança na retirada do produto e pode travar o fluxo da fábrica. A logística interna é prejudicada.”

Segundo Varella, o cenário de incerteza de preços é um dos piores para o dia a dia das empresas. Quase todos os itens da produção subiram.

Fonte: Contábeis 

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Compartilhe nas redes!

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil
Veja também

Posts Relacionados

Pejotização

Pejotização em Alerta!

Nos primeiros meses, a pejotização pode parecer uma escolha inteligente. Contratar profissionais como pessoa jurídica simplifica processos, reduz encargos e traz mais agilidade para o

Indústrias

Regimes Especiais para Indústrias em 2025

O cenário tributário brasileiro está prestes a passar por transformações significativas em 2025, especialmente no que se refere aos regimes especiais para indústrias.  Essas mudanças

Recomendado só para você!
Além de haver diferenças, ambas ainda têm obrigações. Entenda. Às…